Polo de Educação Ambiental Pq. Municipal Pinheirinho D'água

capa pinheirinhoO Instituto Macuco está desenvolvendo o Projeto de criação do Polo de Educação Ambiental  no  Parque Municipal Pinheirinho d’ Água (Subprefeitura Pirituba/Jaraguá). O Projeto têm por objetivo produzir e compartilhar conhecimentos interdisciplinares, valores e habilidades que estimulem a reflexão crítica e o desenvolvimento de posturas proativas frente às questões socioambientais da atualidade, bem como sobre suas implicações sociais, econômicas, políticas, culturais, éticas e ambientais, especialmente para o contexto local e regional, visando a busca de alternativas de sustentabilidade e melhoria das condições de vida.

Por meio da Aprendizagem Social, uma abordagem metodológica participativa, espera-se estimular e favorecer a mobilização social e o envolvimento direto da comunidade escolar, profissionais da saúde e grupos/lideranças comunitárias nos Programas Socioeducativos propostos e, beneficiar, indiretamente, demais moradores da região e usuários do Parque.

O Projeto teve início em setembro de 2015 e têm duração de 12 meses. Nos primeiros meses o “Parque vai até o público-alvo”, em seus equipamentos sociais, a fim de desenvolver estratégias de diagnóstico, sensibilização e mobilização (Mapeamento Socioambiental). Outras intervenções socioeducativas sobre a problemática dos resíduos também vem sendo realizadas. Confira as fotos no site.

A partir de novembro, com base no reconhecimento de demandas locais, serão oferecidos, gratuitamente, diversos minicursos e realizados encontros para a elaboração colaborativa de Programas e Ações Socioeducativas, na interface das áreas da educação, saúde e ambiente – “O público-alvo vai até o Parque”.

Instituições, grupos e demais moradores das regiões da Mooca/Brás e Pirituba/Jaraguá interessados em conhecer os Projetos e participar de nossas atividades, por favor, entrem em conato por este site.

Imagens do parque


ATIVIDADES NO PARQUE

Cartaz e Convites

Jogo sobre Consumo Responsável em duas unidades Escolares: EMEF Prof Alice Meirelles Reis (17 e 21 de Junho) e EMEF Monteiro Lobato (22 de Junho).

Imag1Inicialmente, houve uma parte teórica onde foram discutidos:

  • O que é Consumo Responsável?
  • Qual o Ciclo de Vida dos Produtos que consumimos?
  • O que fazemos com os resíduos que produzimos? Qual a nossa responsabilidade?
  • Qual o volume de água incorporado nos alimentos desde a sua produção até o consumo pela população?

Os estudantes receberam um envelope com determinada quantia de notas (“dinheiro fictício”), cujos valores eram expressos em litros de água. O custo de cada produto refletia a quantidade de água necessária para que o mesmo chegue ao consumidor final (por exemplo: para obtermos 1 kg de carne bovina são necessários 15415 litros de água).

O desafio era comprar alimentos suficientes, conforme escolha de cada grupo, sem ultrapassar o valor total recebido.

No final da ação, cada grupo se encarregou de apresentar suas compras e as razões que os motivaram a escolher certos produtos em detrimento de outros.


 

Minicurso de Jogos Cooperativos: preparando crianças para lidar com questões socioambientais e de saúde

PinheirinhoNos dias 8 e 15 de junho, das 8 às 12 horas, foi desenvolvido no Parque Pinheirinho d’ Água, o minicurso Jogos Cooperativos: preparando crianças para lidar com questões socioambientais e de saúde, com carga horária total de 8 horas.

Em torno de 15 participantes, a maioria professores da rede pública municipal, puderam conhecer alguns princípios e práticas da cooperação no contexto de questões  socioambientais e de saúde., Foram realizadas diversas dinâmicas (fotos 1,2 e 3), permitindo aos participantes vivenciar alguns jogos cooperativos que abordavam diversos temas, entre lees educação ambiental, relações ecológicas,  resíduos e reciclagem. No final foram formados4 grupos para que os participantes produzissem seus próprios jogos (fotos  4, 5, 6 e 7).

Cada grupo trabalhou com a faixa etária de seu interesse e puderam praticar o que aprenderam. Os comentários de avaliação do minicurso foram bem positivos.


 


Oficina de Jornal Comunitário – Pinheirinho

imag4Nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio, realizamos mais uma edição da Oficina de Jornal Comunitário no Parque Municipal Pinheirinho D´Água, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino Pirituba/ Jaraguá. O grupo foi constituído por professores e funcionários que almejavam conhecer, multiplicar e/ou aplicar a técnica do jornal comunitário em suas escolas, conforme a demanda da comunidade local.

Durante a oficina, os participantes foram capacitados para planejar e executar um jornal comunitário e, ao mesmo tempo, sensibilizados sobre a importância deste instrumento para a comunicação e mobilização social frente às questões socioambientais, especialmente no tocante aos resíduos sólidos.

Parabéns aos participantes que se empenharam e construíram jornais comunitários, com abordagens criativas, sobre os temas: Aedes aegypti, Resíduos Sólidos e História do Parque Pinheirinho D´Água.


Realização da Oficina de Jornal Comunitário com a comunidade da saúde.

Jornal Comunitário Pinheirinho02
Jornal desenvolvido na oficina.

O grupo foi constituído por Gestores e Agentes de Promoção Ambiental das Unidades de Saúde da região Pirituba/Jaraguá, que almejam multiplicar e aplicar a técnica do jornal comunitário em suas unidades, conforme a demanda da comunidade local.

Durante a oficina, os participantes foram capacitados para planejar e executar um jornal comunitário e, ao mesmo tempo, sensibilizados sobre a importância deste instrumento para a comunicação e mobilização social frente à problemática dos resíduos sólidos e outras questões socioambientais.

Para tornar a ação ainda mais gostosa, o curso foi realizado no Parque Estadual do Jaraguá, importante Unidade de Conservação da região noroeste de São Paulo, responsável pela proteção de seus recursos naturais, incentivo a pesquisa e promoção da educação ambiental1. Ou seja, mais uma parceria de sucesso e fortalecimento do Polo de Educação Ambiental na Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.

  1. Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/sobre-o-parque/

 

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de março, realizamos o minicurso Sustentabilidade no Prato: interfaces entre alimentação, saúde e ambiente no Parque Municipal Pinheirinho D´Água em parceria com a Diretoria Regional de Ensino da região Pirituba/ Jaraguá.

A alimentação está entre as atividades essenciais à vida humana. Porém, este ato natural e cotidiano é permeado por questões de âmbito ambiental, cultural, político, social, econômico e ideológico, dentre outros.

Diante de tantas discussões que envolvem o sistema agroalimentar moderno, o curso teve por objetivos estimular o desenvolvimento de valores, habilidades e competências para a promoção da Alimentação Adequada e Saudável (AAS), seja pelas escolhas individuais ou pela participação mais ativa na sociedade, e ampliar a apropriação pública das diretrizes do atual Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde).


No dia 18 de março no Parque Municipal Pinheirinho D’água,foi realizada a Oficina de Compostagem: como transformar resíduos orgânicos em adubo como parte do “Programa de Agricultura Urbana” e do “Programa Coleta Seletiva: como posso contribuir”, implementado no parque pelo Instituto Macuco.

A procura pelo tema foi grande, o que nos fez abrir duas turmas (manhã e tarde) para atender a demanda dos inscritos. Explicou-se o passo a passo para a realização da compostagem caseira com minhocas:  instalação, uso e manutenção; alimentos permitidos e proibidos; coleta e uso dos produtos (húmus e biofertilizantes); principais problemas, suas causas e soluções (foto 1). Os presentes puderam acompanhar todos os passos, esclarecer dúvidas e reconhecer os produtos da compostagem (foto 2). No espaço apropriado de cada parque é realizada a compostagem aberta e em ambos os parques os funcionários nos auxiliaram demonstrando como é feita a compostagem de podas de árvores e gramados (foto 3), resultando num composto utilizado nos canteiros para o plantio das hortaliças. Ao serem perguntados sobre a possibilidade de fazerem uma composteira em casa, os comentários dos participantes foram bastante positivos e pôde-se debater sobre a quantidade de resíduos gerado nos domicílios e o destino correto destes, por exemplo, dos orgânicos (foto 4), para um bom aproveitamento em hortas e demais plantas que podem ser cultivadas em casa.


Em março de 2016, realizamos a Oficina Horta Verticais no Parque Municipal Pinheirinho D´Água.

A aquisição do hábito de cultivar os próprios alimentos em casa, tais como hortaliças, leguminosas, ervas, plantas medicinais e frutas contribui para a segurança alimentar, para a valorização do alimento in natura, estimula o contato com a natureza, bem como proporciona saúde humana e ambiental, utilizando-se de práticas baseadas em princípios de plantio orgânico e sustentável. Frente aos problemas socioambientais da atualidade a preocupação para com o meio ambiente e a alimentação livre de agrotóxico está cada vez mais presente e, na busca pela sustentabilidade, pode-se investir em pequenas ações, saudáveis e criativas, como hortas verticais com reaproveitamento de resíduos (garrafas pets, pallets, entre outros).

Participantes durante as práticas de produção das hortas verticais em garrafas PETs refletiram sobre a problemáticas de resíduos secos (PETs) e sensibilizaram-se frente sobre a importância da alimentação adequada e saudável (AAS) e para a disseminação de boas práticas agrícolas.

Os participantes, muitos deles educadores e profissionais da saúde, produziram em grupos várias hortas verticais em garrafas PETs, adquirindo conhecimentos sobre o tema, contribuindo numa participação coletiva para depois multiplicá-las.


Em fevereiro de 2016, realizamos Oficinas de Jornal Comunitário com a comunidade no Parque Municipal Benemérito José Brás, na região da Subprefeitura da Mooca, e com adolescentes do Centro da Criança e Adolescente Fé e Alegria, próximo ao Parque Municipal Pinheirinho D´Água, Subprefeitura Pirituba/ Jaraguá.

Durante as oficinas, os participantes foram capacitados para planejar e executar um jornal comunitário e, ao mesmo tempo, sensibilizados sobre a importância deste instrumento para a comunicação e mobilização social.

O tema escolhido para ser discutido durante as oficinas e servir de conteúdo para os jornais foi a problemática dos resíduos sólidos.


Em fevereiro de 2016, realizamos o Minicurso Cultivando Saúde: Bases para o Autocuidado no Parque Municipal Pinheirinho D´Água.

A falta de tempo, característica comum do estilo de vida urbano, dificulta processos aparentemente simples como “olhar para si”, “observar o ambiente ao nosso redor”, “escolher e planejar cuidados para com a saúde e o bem-estar”. Assim, este minicurso trouxe algumas ferramentas e espaço-tempo para a reflexão e planejamento de ações de autocuidado visando a promoção da saúde e qualidade de vida de forma eficiente e sustentável.

Os participantes, muitos deles educadores e profissionais da saúde, puderam conhecer e vivenciar dinâmicas sobre o tema, para depois multiplicá-las.

Foi realizada a elaboração da Roda da Qualidade de Vida, dinâmica na qual os participantes refletiram sobre as dimensões da qualidade de vida (relacionamentos, vida social, espiritualidade, contribuição social, saúde física e mental…) e planejaram metas e ações prioritárias visando o autocuidado.


 


No final de janeiro de 2016, realizamos um minicurso dentro do programa de Agricultura Urbana sobre Hortas Urbanas no Parque Municipal Pinheirinho D´Água.

Pinheirinho 01

Questões socioambientais da atualidade remetem a inúmeras preocupações, dentre elas estão o uso excessivo de agrotóxicos, a contaminação do solo, das águas e dos alimentos, afetando diretamente a saúde ambiental e humana. Neste contexto, indivíduos e grupos sociais ao cultivarem alimentos, numa construção participativa, por meio da troca de experiências e saberes, podem incentivar e apoiar a produção agroecológica para o autoconsumo e autocuidado, além de criar espaços de aprendizagem social e coletiva e a transformação de áreas ociosas em áreas que possam ser produtivas, contribuindo para a qualidade de vida da população.

Os participantes foram orientados nas práticas de cultivo de alimentos com base nos princípios agroecológicos e sensibilizados para a importância da relação entre alimentação, saúde e ambiente no contexto atual.

No final do minicurso todos compartilharam saberes e conhecimentos para estimular a criação de uma rede para ampliar as práticas que já ocorrem na região (horta do próprio parque, hortas escolares e/ou comunitárias) e fomentar novas práticas (espaços ociosos e degradados, revitalização de praças, escolas).


2015

Minicurso Princípios e práticas da educação ambiental para fortalecer a cidadania – Parceria com a Diretoria de Regional Educação – Pirituba/Jaraguá (SP).
O objetivo do Minicurso é desenvolver habilidades e competências voltadas para a reflexão crítica e compreensão da realidade socioambiental, bem como para intervir favoravelmente sobre ela, por meio da Educação Ambiental”

 

REDE DE DESAFIOS

O objetivo da “Rede de Desafios” é auxilia no levantamento e na proposição de soluções viáveis de problemas socioambientais de uma dada área. Com a realização desta etapa é possível melhor compreensão do conjunto dos problemas e da interligação entre eles, já que fazem parte de uma rede de múltiplas relações de causas e efeitos.
30-11 – Rede de Desafios na EMEI Profa. Eunice dos Santos.
25-11-2015 – Rede de Desafios na EMEF Padre Leonel Franca.
11-11- 2015 – Rede de Desafios na EMEF José Kauffman.
04-11-2015 – Rede de Desafios com equipe do CECCO Jaraguá.

FESTA DA FAMÍLIA 24/10/2015

A Festa da Família foi realizada através da parceria entre o Instituto Macuco, Escolas municipais, ONGs, UBS, Educom e amigos do Parque. Tivemos um dia repleto de atrações artísticas, tais como: música, dança, teatro, arte, além de uma oficina de compostagem ministrada pela equipe do Polo de Educação Ambiental do Parque Pinheirinho d’Água.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica da compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência

Conheça mais em http://www.compostasaopaulo.eco.br/


 

22/10/2015 – Realização da Trilha do Ratão e BIOMAPA com as crianças e adolescentes do CCA Fé e Alegria
Mapa-falante é uma metodologia de diagnóstico participativo. Os participantes são orientados a representarem por meio de desenhos os problemas ambientais do Parque e do seu entorno, bem como interesses e demandas específicas para o Parque e para este Polo de Educação Ambiental
14-10-2015 – Construção de Mapa-Falante no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Panamericano.
“Mapa-falante é uma metodologia de diagnóstico participativo. Os participantes são orientados a representarem por meio de desenhos os problemas ambientais do Parque e do seu entorno, bem como interesses e demandas específicas para o Parque e para este Polo de Educação Ambiental”

 

05 E 06-10-2015 – Trilha do Ratão com as crianças da EMEI Parque das Nações

A atividade realizada com crianças de 3 a 5 anos e de 5 a 6 anos, respectivamente, no Parque Municipal Pinheirinho D´Água, teve por objetivo favorecer a reflexão e construção de conceitos iniciais sobre os resíduos sólidos e sua relação com o ambiente e a saúde. Para tanto, as crianças foram convidadas para um passeio numa pequena trilha, onde alguns resíduos foram dispostos. As crianças caminhavam pela trilha, uma por vez, observando a natureza e tentando identificar os resíduos “jogados pelo ser humano”. Após, as crianças sentaram numa grande roda para uma conversa a respeito do que observaram. Então, iniciávamos um bate papo sobre como produzimos o lixo; como este lixo pode prejudicar o ambiente, os animais e as pessoas; como podemos diminuir esse lixo, reutilizar e descartar corretamente. Por fim, as crianças voltaram à trilha para recolher e descartar o lixo adequadamente. A conversa foi adaptada a faixa etária: 05 e 06 anos no primeiro dia e 03 a 5 anos no segundo dia.

24-09-2015 – Encontro com coordenadores pedagógicos e professores da DRE-PJ
Construção de Biomapa – Encontro com coordenadores pedagógicos e professores da Diretoria Regional de Educação – Pirituba/Jaraguá
“O Biomapa é uma metodologia participativa de diagnóstico, planejamento e gestão. Trata-se de uma representação gráfica das condições socioambientais de determinada localidade construída a partir da “leitura” que os participantes têm do local onde vivem, combinando, portanto, saberes tradicionais e conhecimentos e informações técnicas. Possibilita a identificação de problemas, demandas e anseios, além de orientar a busca de soluções e alternativas a partir da construção de nexos causais e compartilhamento de responsabilidades”

 

15-09-2015 – Construção de Biomapa – EMEF Kauffman e EMEF Padre Leonel Franca (Jaraguá – SP).

“O Biomapa é uma metodologia participativa de diagnóstico, planejamento e gestão. Trata-se de uma representação gráfica das condições socioambientais de determinada localidade construída a partir da “leitura” que os participantes têm do local onde vivem, combinando, portanto, saberes tradicionais e conhecimentos e informações técnicas. Possibilita a identificação de problemas, demandas e anseios, além de orientar a busca de soluções e alternativas a partir da construção de nexos causais e compartilhamento de responsabilidades”


 

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